segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia 09/01/2016 - Décimo quinto dia - El Calafate - Torres del Paine

El Calafate para Torres del Paine

Preço do Combustível 1 dolar vale 705 pesos
Hoje foi o dia das mudanças de planos.  A distância que iríamos percorrer hoje era de 329 km.  Saindo de El Calafate, pegaríamos um atalho de 70 km de rípio para economizar 80 km no total do dia. No final desse atalho teria somente um posto antes de entrarmos no parque com o risco de não ter gasolina. Sem pegar o atalho, passaríamos em La Esperanza, aonde teria outro posto antes do acesso ao parque.  Fizemos a escolha pela segurança, passando por La Esperanza. Viajando sozinhos, temos que minimizar os riscos.  Com isso, aumentamos em mais 80 km nosso dia.
A decisão foi corretíssima, pois como desconfiávamos, o posto do final do atalho estava sem combustível e sem previsão. A falta de combustível neste posto nos fez novamente alterar os planos.

Praça de Skate em Puerto Natales
Iríamos entrar no parque Torres del Paine pelo norte, mas com pouco combustível, tivemos que ir à Puerto Natales e voltar para o parque pela entrada sul, que era perto do nosso hotel. Com isso aumentaríamos a viagem em mais 23 km e não passaríamos na parte norte do parque hoje, além de perder a chance de andar vários km no rípio.  Não vamos perder muito, pois amanhã cruzaremos o parque todo para fazermos a trilha para ver o Torres Del Paine, que dá nome ao parque.

A programação de combustível aqui não adianta nada, pois depende dos postos terem combustíveis.

Temos que sempre ter o plano B. Passamos a fronteira no paso Dorotea em Rio Rubio.

Pegamos um vento muito forte hoje o dia inteiro. Pela primeira vez, apesar de sempre ter o vento forte,  havia poeira sendo levada pelo vento.

É incrível como com tanto vento não tem tanta poeira. Somente hoje que vimos poeira levantada pelo vento.

Vento contra é sinônimo de baixa autonomia.

Em Puerto Natales trocamos dólar à 705 pesos.

Chegamos no nosso hotel anoitecendo, um hotel caro e velho próximo a portaria do parque. A diária foi US$ 158,00. O primeiro quarto que nos ofereceram tivemos que pedir para trocar, pois tinha um cheiro de mofo forte. A comida era muito boa e a paisagem do salão do café da manhã era espetacular. Aqui se paga caro por estar na beira do parque. Tudo aqui é muito caro.
Vista do salão do Café da Manhã
Vista do Vale no nosso hotel em Torres del Paine



Saída do hotel em El Calafate








Nenhum comentário:

Postar um comentário